Copywriting – Aprenda a escrever e venda milhões!

Se você aprender a escrever do jeito certo, vai vender muito mais que do que imagina. esta é a magica do copywriting …

Muitas pessoas com a qual eu converso, ainda da antiga escola de marketing, aquela escola física ainda acham um pouco estranho a expressão copywriting. A alguns que isso é um mito do novo século e outros que sabem e conhecem muito bem esta palavra e o que ela representa no marketing escrito.

Para aqueles que conhecem a história sabe que o copywriting surgiu de dentro do marketing por livre e espontânea necessidade. Ele foi uma destas coisa que surgem primeiro, depois alguém inventa um nome.

E assim surgiu o copywriting, no mais profundo sentido do marketing escrito.

E foi um sucesso nas décadas anteriores, ficou escondido trabalhando no secreto durante a tomada do marketing visual, o conhecido áudio e vídeo.

Mas que com a chegada da era digital, onde a informação, é de, certa forma muito escrita, não que hoje não tenha esteja perdendo espaço para o audiovisual digital e voltando a trabalhar por trás das cortinas.

O copywriting nunca deixo de ser parte integrante do marketing e a cada dia demonstra mais a sua força em relação a venda de produtos e direcionamento de ideias.

Sei que você pode pensar que muito esforço já foi dedicado em sua estratégia de Marketing Digital: você já trabalha com métricas, ferramentas diversas, redes sociais… mas não se esqueça que trabalhar com vendas, seja física ou na internet é de fato um trabalho que demanda envolvimento.

E o “copy” como muitos o chamam é mais um ponto a ser trabalhado para gerar mais conversões para seu site, blog, loja ou webloja

 Neste artigo vou falar o que é o Copywriting, e explicar para os leigos e até mesmo para alguns que se julgam expert em marketing Digital o que é o copywriting e qual é a sua importância para aumentar seus leads, suas conversões e vendas com essa ferramenta centenária.

 

O que venha a ser Copywriting?

 

Tirando a tradução ao “pé da letra” copywriting praticamente é produzir textos (sejam eles slogans, whitepapers, sites, posts, etc) com o objetivo de levar seu leitor a uma ação determinada, caso, levar seu leitor a comprar ou mesmo clicar em um botão ou link.

De forma técnica, é a arte de escrever de forma a promover um produto, uma pessoa, uma ideia ou um negócio; é de forma cuidadosa editar, selecionar, tecer e construir palavras que irão levar o leitor a tomar uma decisão específica.

Como sabemos a “arte de vender” não pode ser resumida apenas no ato de comercializar o produto final. Mas que simplesmente vender, um bom copywriter converte o visitante a um potencial cliente feliz.

“Boas palavras, bem aplicadas podem converter qualquer pessoa. Boas palavras, mal aplicadas, podem ser um insulto a qualquer pessoa“

Um bom copywriting pode vender qualquer coisa. Quando encontramos um copywriting mal feito, fica notório que aquele site ou blog, ou mesmo aquela webloja não vai vender nada.  Ele pode até ter um bom produto, mas se não souber dizer isso para seus visitantes, de nada adiantará ter um bom produto.

Ainda hoje, muitas empresas – com a intenção de obter lucro com algum produto ou serviço na internet – depositam a confiança completamente em seus anúncios, pensando que este artigo de alguma forma se venderá sozinho, negligenciando as técnicas de Copywriting, o que pode ser fatal para seu negócio.

É claro que qualquer forma de conteúdo voltado para a  conversão é importante, mas sem as técnicas necessárias para sua produção, todos seus esforços podem ter sido para nada. Por isso é tão importante ter um bom Copywriter trabalhando para você. Ou mesmo, aprender as técnicas de “copy” que poderão influenciar tanto os seus futuros clientes.

Este artigo não tem a intenção de fazer de você um profissional de copywriting, mas de te dar algumas dicas te ajudaram a desenvolver está habilidade.

Vou te passar 05 dicas que eu julgo serem importantíssimas para que deseja vender muito na internet utilizando as técnicas de copywriting.

Identificado a mensagem que você quer passar para seus leitores, vamos então fazer o que precisa ser feito.

DICA 01 – Repita  sua mensagem várias vezes de várias formas diferentes.

 

A repetição é bastante eficaz para a escrita influenciadora. Quando você usa desta técnica, indiretamente você esta fortalecendo o que você está falando, sem que seu leitor perceba. Algumas vezes, imperceptivelmente, isso transmite segurança e reforça a sua mensagem, demonstrando que você realmente acredita naquele conteúdo.

 

DICA 02 – Use o “porque” a seu favor.

Quando nós aprendemos a usar o “porque” nós passamos a ter uma ferramenta de persuasão poderosa a nosso favor. Naturalmente as pessoas concordam com uma afirmação ou um pedido se você apresentar motivos para isso. O porque delas precisarem daquilo que você está vendendo.

 

 

DICA 03 – Compare e Comprove.

 

Uma boa dica é comparar a o seu produto com o tempo de produção, a dificuldade se produzir um produto como aquele. Compare com o intuito de valorizar seu produto. Comprove que seu produto vale o que você está cobrando, nesta dica a intenção é levar seu leitor, de uma forma disfarçada de comparação, a valorizar seu produto.

 

DICA 04 – A Necessidade gera a compra.

O seu produto deve solucionar um problema ou suprir a necessidade do leitor. Mas seu leitor a principio não deseja compra seu produto, ele deseja a solução e não o gasto. E o que você tem de fazer, é a principio potencializar a necessidade do seu produto pelo cliente, potencialize a necessidade, o problema que aflige seu leitor, eleve ao máximo.

Em seguida, “coloque o dedo na ferida” toque onde mais dói no seu cliente e por final, mostrar solução. Mostre o seu produto como a solução simples, barata e rápida pra a solução daquele tão grande problema.

Não é uma questão de “enganação” ou “charlatanismo”. A questão aqui é trabalhar com a empatia entre você e o leitor. O objetivo é transmitir a ideia de que você conhece bem os problemas dele, já passou por isso, sabe exatamente como dói e possui as soluções necessárias para acabar com os problemas que hoje afligem seu cliente.

 

DICA 05 – Mostre exclusividade

Neste ponto você procurar usar palavra de intimidade com seu cliente, levando o a se sentir intimo seu, como se fosse uma conversa de amigos, então você comesse a trata-lo com exclusividade. Todo ser humano gosta de se sentir exclusivo.

Então o trate com exclusividade, e mostre como seu produto é exclusivo, e para pessoas exclusivas, você sabe o que ele deseja, então mostre para ele que adquirindo seu produto ele fará parte de um seleto e exclusivo grupo de pessoas que solucionaram o problema que o afligiria.




DICA BÔNUS

Se antecipe às objeções

A partir do momento em que você define bem para quais personas o seu conteúdo estará voltado, você já conhece quais serão as objeções que serão feitas por essas pessoas contra o seu serviço ou produto.

A sua função é descrever de forma antecipada quais seriam estas objeções, e assim formular o seu Copywriting criando alternativas para estes questionamentos.

Você conhece o seu produto, sabe exatamente para quem ele foi desenhado, então não é difícil saber a as objeções que esta pessoas estarão formulando durante a leitura de sua carta de vendas.

Então antecipe as objeções e formule a solução. E se preciso for, repita mais uma vez de forma diferente é claro, o quão difícil, complicado e horrível é o problema que seu simples, rápido e barato produto vai solucionar para seu cliente e quanta alegria ele vai ter ao compra seu produto.

 

Chegando aos finalmentes….

 

O Copywriting é uma das principais técnicas usadas na promoção de vendas. Tão usada que algumas vezes chega a passar despercebida pelos leitores, em certos anúncios. Somente detectado pelos profissionais da área.

Mas que possui uma força significativa, na concretização da venda. Aprender a cada dia mais a respeito destas técnicas e aplica-las em seu site, blog ou até mesmo nos texto usados em sua loja, aumentará e muito as suas conversões e vendas.

Sidney Emanuel

Sidney Emanuel Batyst - Artista Plástico, Design, Professor, Escritor e blogueiro por amor. Carioca, nascido na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, hoje habitando no interior de Minas Gerais. Escreve diariamente para diversos blogs, possui mais de 200 artigos publicados, dois e-books e centenas de wallpapers criadas. Dedica-se hoje a arte, a criação de temas para decoração de festas e desenvolvimento web. Tem a arte como seu amor, internet sua paixão, a tecnologia seu desejo. Mas sempre, acima de tudo: Deus e a Família.

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