07 DICAS DE SUCESSO PARA USAR CORRETAMENTE O CARTÃO DE VISITA

Uma das melhores formas de marketing pessoal é a utilização do cartão de visita. Só que muitas pessoas não sabem utilizar está grande ferramenta de forma correta e acabam por fazer um investimento inútil em seu marketing pessoal e também empresarial.

É claro que em algumas situações ( a grande maioria) o cartão de visita não é utilizado de forma correta ou produtiva. Com a atual competitividade comercial é de extrema importância saber usar o seu cartão de visita, pois ele pode ser a chame mestra que irá abrir centenas de portas para o seu sucesso! Confira aqui algumas dicas para o uso correto desta grande pequena ferramenta.

Dica 1 – Seu cartão de visita deve ser atual.

– Cartão de visita com informação desatualizada, não é cartão, é referencia de serviço desleixado. Quando um cliente recebe um cartão recentemente e ao ligar ou procura o endereço descobre que o cartão é novo mais está desatualizado, é um péssimo sinal, Dá a impressão que a pessoa ou empresa indicada no cartão não tem competência ou vontade de atualizar seus dados. Desleixo isso pode ser classificado como desleixo.  Mantenha sempre suas informações atualizadas. Trocou de endereço? De telefone? E-mail? É extremamente necessário fazer nonos novos cartões de visita, e entrega-los novamente as  aquelas pessoas que receberam seu primeiro cartão.

Dica 2 – Seu cartão de visita não é panfleto.

Você tem de saber pra quem vai entregar seu cartão. Sair distribuindo seu cartão para todos que você encontra no caminho como se fosse um panfleto, não é fazer propaganda e sim jogar papel fora. Pois seu cartão pode acabar no mesmo lugar que muitos panfleto: no lixo. Saiba para quem entregar.

Entregar o cartão de visita na recepção de empresas em busca de parcerias ou clientes pode não ser a melhor forma de chegar lá, e você estará perdendo tempo e dinheiro. Sendo assim, procure entregar seu cartão para pessoas que realmente valorizem seus serviços ou da sua empresa. Do que adianta deixar uma pilha de cartões da sua lavanderia em cima do balcão de uma padaria? Será que todas as pessoas que vão a padaria, estão precisando dos serviços de uma lavandaria. Provavelmente que não.

Dica 3 – Coloque o cartão nas mãos de quem precisa.

Essa é uma dica que completa a dica anterior. Umas das máximas no marketing pessoal e empresarial é que o anuncio perfeito é o anuncio que é feito para quem precisa daquilo que está sendo anunciado. Ou seja é a procura e a demanda que movimentam o mercado e não a beleza ou a qualidade do anuncio. Procure colocar o seu cartão nas mãos de quem precisa do seu negócio. Desta forma você aumentará em 100% as chances de ser chamado. E por favor evite deixar em cima de balcões ou jogado em lugares públicos pois isso desvaloriza o seu trabalho.

Dica 4 – O ponto mais importante no designe do cartão é o seu nome ou da empresa.

Um dos grandes erros dos designers iniciantes e das pessoas que normalmente não entendem muito de marketing é o excesso de imagens e cores no cartão, levando a deixar o nome da empresa em segundo plano. O seu nome e o da sua empresa é o que mais precisa ser lembrado e visto no cartão. Então tome cuidado como o excesso de cores e imagens na confecção de seu cartão e uma dica final, na hora da entrega de seu cartão , diga o seu nome, se possível disfarçadamente repita no mínimo 03 vezes para que possa ficar fixado na memória do futuro cliente.

Dica 5 – Cuidado com a memória.

Existe uma máxima que se repete com várias pessoas na hora de entregar seu cartão. Normalmente a pessoa marca a reunião com uma única meta, a deixar seu cartão. Ele então chega na reunião, se apresenta, conversa, fala sobre seu serviço, sua proposta, agradece pela atenção, se despede e só lembra de deixar o cartão horas depois que já não está na empresa, ou em contato com a pessoa na qual deveria entregar o cartão. Então guarde bem este está dica, entregue seu cartão no inicio da conversa, para não correr o risco de ficar se entregar o seu cartão. Ok

Dica 6 – Lugar de cartão e na pasta, na carteira e sempre a mão.

 Tem pessoas que gosta tanto do cartão que guarda todos eles em casa e não carregam nenhum com eles. Sim existem pessoas assim. Mas o certo é você sempre ter um cartão seu próxima a suas mãos, seja na rua, em casa, na empresa. Não importa o lugar, mas o importante é sempre ter o seu cartão próximo a você.

Dica 7 – Tenha um porta-cartões.

Cartão amassado, envergado, sujo com aparência de velho, não é cartão para ser dado a seu futuro cliente. Então  a melhor pedida é ter um porta-catões em sua pasta, bolça, mochila ou mesmo os pequenos porta cartão para agendas. Seu cartão de visita deve ser o seu retrato pessoal e comercial, então procure se apresentar o melhor possível. O investimento em um porta-cartões é irrisório perto do resultado de um cartão bem aparentado pode lhe trazer.




Dicas Bônus

Jamais coloque seu telefone pessoal em seu cartão. Mesmo que você esteja começando agora e sinta-se tentado a fazer isso, achando que assim não perderá serviço. Não faça isso, comesse desde cedo a separar sua vida pessoal e empresarial.

Quando você colocar o seu numero comercial e especificar que e um “numero comercial”. Seu cliente não vai te ligar para te incomodar no meio do seu final de semana neste numero, pois ele sabe que você atende neste numero em horário comercial.

Mas se você não informa que aquele numero é um numero comercial, e ele liga e descobre que você só atende neste numero durante o horário comercial, primeiro vai demostrar profissionalismo, pois ele vai perceber que você já separa sua vida comercial da pessoal, e isso é profissionalismo.

Seu cliente vai te tratar com muito mais profissionalismo. Segundo, vai se criar uma relação comercial, ele mesmo depois de saber seu numero pessoal (depois é claro que se tornar seu cliente assíduo), não vai te ligar no meio do final de semana para tratar assuntos de serviço. Ele vai esperar a segunda-feira para te ligar e tratar de assuntos de trabalho.

Ele pode até te ligar no final de semana, no seu numero pessoal, mas só de ligar no numero pessoal ele será muito mais social do que profissional.

 

Sidney Emanuel

Sidney Emanuel Batyst - Artista Plástico, Design, Professor, Escritor e blogueiro por amor. Carioca, nascido na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, hoje habitando no interior de Minas Gerais. Escreve diariamente para diversos blogs, possui mais de 200 artigos publicados, dois e-books e centenas de wallpapers criadas. Dedica-se hoje a arte, a criação de temas para decoração de festas e desenvolvimento web. Tem a arte como seu amor, internet sua paixão, a tecnologia seu desejo. Mas sempre, acima de tudo: Deus e a Família.

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